Para hoje… Resiliência.
A resiliência está relacionada com a capacidade de encontrar estratégias e soluções para enfrentar e superar adversidades, com a habilidade de lidar com os problemas, com a adaptação às mudanças e com a flexibilidade. Resiliência é ser capaz de acreditar em si mesmo(a) e na sua capacidade para gerir de forma eficaz os desafios da vida. É a capacidade de voltar a um estado de equilíbrio após as dificuldades. É transformar as experiências negativas em aprendizagem e em oportunidades de crescimento.
Sentir dor e tristeza é natural quando a pessoa sofre adversidades ou traumas. Ser resiliente não significa que a pessoa não sinta dificuldade ou tristeza. O caminho da resiliência muitas vezes envolve um sofrimento emocional considerável. No entanto, a resiliência é uma capacidade que pode ser aprendida e desenvolvida por qualquer pessoa.
Mas como? Mantendo uma atitude positiva, focando naquilo que a situação lhe pode ensinar, acreditando em si mesmo(a), traçando objetivos realistas, mantendo contacto com outras pessoas, procurando dentro de si estratégias que o/a tenham ajudado a lidar com momentos difíceis no passado, desenvolvendo hábitos saudáveis (e.g. alimentação, sono, meditar, exercício físico, etc), praticando a gratidão, mantendo-se flexível, entre outros.
Feche os olhos…
Ao inspirar... … Eu confio na minha capacidade de superar os desafios da vida.
Ao expirar… Eu liberto os meus medos.
Sinta essa resiliência. Seja resiliente, hoje e todos os dias.
Dra. Filipa Pereira - Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta